O que sua empresa pode ganhar com o Business Intelligence?
Hoje em dia, para obter vantagem competitiva, somente ter informação em mãos não é suficiente. Para estar à frente dos seus concorrentes, você precisa ter o conhecimento antes deles. Para isso, é importante monitorar notícias e conteúdos constantemente. A informação precisa estar condensada e analisada para que possa ser útil ao tomador de decisões.
E é nesse momento que entra o Business Intelligence, com o processo que permite coletar, organizar, analisar e disseminar o conteúdo para que ele possa servir prontamente aos objetivos da empresa. Outra vantagem trazida pela BI é a possibilidade de descobrir problemas em tempo hábil e de identificar oportunidades de negócios, um melhor embasamento para as discussões de negócios e um maior conhecimento do ambiente competitivo.
Por que você deve trabalhar com Business Intelligence na sua empresa?
Trabalhar com tentativa e erro no seu empreendimento certamente vai desperdiçar tempo e dinheiro. Usar a informação de maneira a adquirir vantagem competitiva pode ser a melhor decisão dentro de uma empresa. Por isso a Business Intelligence pode ter um papel tão importante: ela faz uso de ferramentas que transformam o grande número de informações disponível em inteligência. Com isso, você pode conhecer melhor sua concorrência, seus parceiros e fornecedores. Também pode estar atento à possibilidade de entrar em novos negócios. Além disso, é possível conhecer os sucessos e falhas de outras empresas para usar de exemplo. Por fim, pode antecipar mudanças no seu mercado de atuação e no ambiente competitivo em geral, o que permite tomar atitudes para contornar situações mais facilmente.
Armazenar informações (ainda que relevantes) dentro da empresa não agrega nenhum valor aos negócios. O que faz a diferença é utilizá-las de maneira estratégica para que elas possam ajudar na tomada de decisões e no planejamento do empreendimento. Os processos de coleta, organização, análise e disseminação da Business Intelligence têm o objetivo de ajudar a equipe de negócio nessa tarefa. Isso porque o monitoramento e a análise de informações podem ser determinantes para o sucesso da organização.